sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

MAU ESTADO DE VIATURA POLICIAL RESULTA EM ACIDENTE

07 de Janeiro de 2011

A Associação Sindical dos Profissionais da PSP – ASPP/PSP – tem, nos últimos anos, alertado o MAI, a IGAI e a Direcção Nacional da PSP para o reduzido investimento nos meios e condições de trabalho dos Profissionais da PSP.

Estes alertas têm por objectivo não só dar uma resposta mais eficaz e de mais qualidade às necessidades dos cidadãos em matéria de segurança por parte da PSP, como proteger a vida e a integridade física dos Profissionais. A desvalorização por parte deste governo relativamente a estas matérias leva-nos a questionar como podem os Profissionais da Polícia zelar pela segurança dos cidadãos quando as entidades responsáveis menosprezam a segurança dos Polícias.

Durante a manhã de hoje, 07 de Janeiro, na Avenida da República, em Vila Nova de Gaia, uma Equipa de Intervenção Rápida da Divisão da PSP de Gaia sofreu um acidente que culminou com cinco feridos, um dos quais com gravidade. A causa do acidente foi uma falha no sistema de travagem de uma viatura com mais de 14 anos e com milhares de quilómetros.

A viatura em questão já tinha sido alvo de várias informações por parte dos Profissionais daquela Divisão de Polícia, onde eram referidas as más condições e anomalias que poderiam colocar em causa a segurança dos ocupantes mas, infelizmente, não tiveram qualquer resultado. Esta é uma irresponsabilidade que também deve ser imputada aos dirigentes da PSP, que muitas vezes tentam esconder as péssimas condições em que os seus subordinados prestam serviço.

É por estas razões que a ASPP/PSP considera inaceitável que, existindo cinco milhões de euros para equipar a PSP, segundo foi revelado por altura da Cimeira da NATO, onde estava previsto, entre outro material, adquirir mais de 40 viaturas tácticas de ordem pública, que seriam destinadas também às Equipas de Intervenção Rápida, que o MAI tenha sido incapaz de fazer uma gestão adequada do processo, resultando na sua anulação.

Estas situações revelam bem o estado a que o governo deixou chegar a Polícia de Segurança Pública, devido a uma política economicista que se revela errada, irresponsável e, conforme a ASPP/PSP denunciou várias vezes, coloca em causa a segurança pública e dos próprios Polícias.

4 comentários:

Anónimo disse...

Se fosse só esta , qué das outras

teoria da conspiração disse...

só para que se saiba, actualmente na Divisão de Trânsito PSP do Porto, só duas viaturas têm pirilampos a funcionar.
As equipas de acidentes vão para a (VCI) A20 sinalizar acidentes com viaturas sem pirilampos... caricato????
não, é uma vergonha...
uma tremenda irresponsabilidade
isto já se passa desde o verão passado...

Anónimo disse...

Esta notícia não me deixa admirado em nada. Nós aqui em Vila do Conde andamos com uma Ford Transit de 1998 alternando com uma VW transporter de 1993 quando esta avaria(qual delas a melhor...)

Anónimo disse...

Caro amigo, Paulo Rodrigues e caros colegas,eu sou testemunha de que várias informações elaboradas por elementos das cinco Eir`s, bem como dos Chefes de cada equipa da Divisão em questão, estas informações são levadas ao conhecimento do Comandante da agora Esquadra e ao Comandante de Divisão, seguem para a Secção de Logística da Divisão que as encaminha ao NLOG/STRANSP. Quando digo várias informações refiro-me por vezes a dezenas de informações mensais. Enfim...o resto está dito... as consequências estão à vista...