segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

POLÍCIA E DEMOCRACIA




Finalmente, as recentes alterações ao CPP e CP vão ser analisadas e supostamente adequadas às necessidades da justiça e do País.
Quando a maioria das Instituições que utilizam estes códigos criticaram as últimas alterações, através dos seus sindicatos, também a ASPP/PSP organizou um Seminário, em 2007, de onde resultaram conclusões semelhantes às agora anunciadas.

Prova-se assim a importância dos sindicatos nas diversas instituições e na vida democrática do País.

Contrariamente às declarações recentes do Comandante da PSP de Viseu, onde criticou, pejorativamente, os sindicatos da PSP e a sua seriedade, a ASPP/PSP sempre pautou a sua postura pelo princípio da responsabilidade e do cumprimento das leis. Já o referido Comandante que, além de não cumprir a Lei Sindical, reflecte na sua acção uma postura pouco consentânea com a democraticidade da PSP, obrigando-se a justificar, com insinuações nunca transmitidas em sede própria, a sua incapacidade de dialogar e gerir as relações institucionais com os sindicatos.

Gestão das relações pessoais e sensatez é o que os profissionais pedem ao Comandante da UEP, onde começa a sentir-se, com frequência, contestação às alterações no funcionamento da Unidade.
Se a intenção da criação da UEP era racionalizar meios humanos e materiais, não me parece conseguido, bem pelo contrário.

2 comentários:

Anónimo disse...

esse comandante(de viseu) é retrogado, autoritário e tem poucos amigos!

Anónimo disse...

Este comandante de viseu é aquele que estava preocupado com o facto de os agentes do corpo de intervençao do porto, que vao reforçar o policiamento à feira de S. Mateus ( onde tem de adiantar o pagamento alimentaçao e alojamento mas depois recebem passados 6 meses) durante o tempo em que nao estavam fardados ou seja quando andavam a civil usavam chinelos de dedo "havaianas". Para além de se lhes dirigir de uma forma desilegante e mal educada manifestou descontentamento com os trajes dos mesmos. Um dia destes tem uma rubrica numa revista de assuntos cor de rosa a fazer comentarios a forma de vestir da nossa socialite.